Profissionalização artística e formação superior: a inserção profissional jazzística em Portugal

Programa de Doutoramento em Sociologia (Iscte-Instituto Universitário de Lisboa)

Resumo

O presente projeto pretende compreender e analisar a inserção profissional dos jovens diplomados dos cursos superiores de jazz em Portugal. Recorrendo a uma estratégica metodológica intensiva, o principal objetivo de pesquisa consiste em conhecer, através dos testemunhos sobre percursos formativos, trabalho artístico, emprego cultural e pluriemprego, a inserção desta “nova” geração no mercado de trabalho artístico. Serão analisadas trajetórias de 40 indivíduos, com o máximo de 35 anos, diplomados em jazz (licenciatura e/ou mestrado) numa instituição de ensino superior portuguesa e com qualificação obtida entre os anos letivos 2015/2016 a 2019/2020. Através do estudo de caso deste grupo, pretende-se registar as dinâmicas de formação superior e as relações com os contextos profissionais e laborais nas artes, identificando diferentes trajetórias de empregabilidade, associando-se ainda ao contributo para a produção de conhecimento gerador de recomendações concretas para o desenho de políticas públicas culturais e multissetoriais (trabalho, emprego, proteção social e ensino superior).

Palavras-chave: Inserção profissional de jovens; profissionalização artística; formação superior em jazz; trajetórias de empregabilidade; políticas públicas

A equipa

Doutorando

Carlos Levezinho é sociólogo e doutorando em sociologia no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, é mestre em comunicação, cultura e tecnologias da informação e pós-graduado em património e projetos culturais pela mesma instituição (ver mais aqui).

Orientador

Paulo Marques Alves é Licenciado, Mestre e Doutor em Sociologia pelo ISCTE. É Professor Auxiliar no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde tem lecionado disciplinas nos domínios das teorias sociológicas; das metodologias de investigação; do trabalho, emprego e organizações; e das relações sociais de trabalho (ver mais aqui).

Coorientador

José Soares Neves é doutorado em Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação (Iscte). É investigador integrado e subdiretor do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) e professor de Receção, Fruição e Públicos da Cultura e de Políticas Públicas de Cultura no Departamento de Sociologia/Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte (ver mais aqui).

Enquadramento institucional

Este projeto tem co-acolhimento no Dinâmica’Cet-Iscte e no CIES-Iscte, sendo o mesmo financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

© 2023 Carlos Levezinho

Intuit Mailchimp logo